Arquivo Nacional - Travel Smart https://travelsmartcampaign.org/pt/policy-category/national/ Qua, 16 Out 2024 12:07:54 +0000 pt-PT de hora em hora 1 https://wordpress.org/?v=6.6.2 https://travelsmartcampaign.org/wp-content/uploads/travel-smart-favicon-150x150.jpg Arquivo Nacional - Travel Smart https://travelsmartcampaign.org/pt/policy-category/national/ 32 32 O Acordo Climático dos Países Baixos determina a redução de emissões em viagens de negócios https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/o-acordo-climatico-da-holanda-inclui-reducao-de-emissoes-em-viagens-de-negocios/ Ter, 30 de julho de 2024 14:17:26 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=11177 A Holanda tornou as reduções de emissões de viagens um requisito: a partir de julho de 2024, empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a reportar anualmente ao governo o progresso em direção à redução obrigatória de 50% nas emissões de mobilidade doméstica até 2030, em relação aos níveis de 2016. Este requisito faz parte do Acordo Climático da Holanda e se aplica a ambos […]

The post The Netherlands Climate Agreement mandates business travel emissions reduction appeared first on Travel Smart.

]]>
A Holanda tornou a redução de emissões de viagens uma exigência: a partir de julho de 2024, empresas com mais de 100 funcionários deverão reportar anualmente ao governo o progresso em direção à redução obrigatória de 50% nas emissões de mobilidade doméstica até 2030, em relação aos níveis de 2016.

Este requisito faz parte da Holanda Acordo Climático e isso se aplica tanto a viagens de negócios quanto ao deslocamento diário. O Decreto sobre a Mobilidade de Pessoas em Situação de Trabalho e seu obrigação de reporte visam reduzir as emissões de CO2 causadas pela mobilidade relacionada ao trabalho em pelo menos 1,5 megatons até 2030.

O Acordo apresenta a mudança do ar para o ferroviário como uma solução para reduzir as emissões. Ele afirma que todas as viagens para distâncias abaixo de 700 km, onde o tempo de viagem de porta a porta de trem é <150% o tempo de viagem de avião, devem ser feitas por trem. 

Haverá uma avaliação dos dados relatados em 2026. Se a avaliação dos relatórios mostrar que a meta coletiva de redução de 50% em 2030 não será alcançada, o governo holandês imporá normas sobre um máximo de emissões de CO2 por km, com os quais as empresas individuais terão de cumprir.  

Os membros do Coalizão Anders Reizen, um grupo de mais de 70 grandes empresas com cerca de 550.000 funcionários, comprometeram-se a seguir os requisitos do governo holandês para mudar para o transporte ferroviário e reduzir as emissões.

Leia mais sobre nossas recomendações em relação à mudança do transporte aéreo para o ferroviário aqui.

The post The Netherlands Climate Agreement mandates business travel emissions reduction appeared first on Travel Smart.

]]>
Regras da SEC para aprimorar e padronizar divulgações relacionadas ao clima para investidores https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/regras-da-sec-para-melhorar-e-padronizar-divulgacoes-relacionadas-ao-clima-para-investidores/ Quarta, 06 de março de 2024 18:24:37 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=7023 A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) adotou as primeiras regras nacionais obrigatórias de divulgação climática. As regras exigem que as grandes empresas públicas que operam nos EUA forneçam informações nos seus relatórios anuais sobre as emissões corporativas de gases com efeito de estufa, os impactos ambientais, o impacto das alterações climáticas nas operações e na rentabilidade, bem como sobre metas e planos de transição. O […]

The post SEC Rules to Enhance and Standardise Climate-Related Disclosures for Investors appeared first on Travel Smart.

]]>
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) adotou as primeiras regras nacionais obrigatórias de divulgação climática. As regras exigem que as grandes empresas públicas que operam nos EUA forneçam informações nos seus relatórios anuais sobre as emissões corporativas de gases com efeito de estufa, os impactos ambientais, o impacto das alterações climáticas nas operações e na rentabilidade, bem como sobre metas e planos de transição.

A exigência se aplica a mais de 5.000 empresas que operam nos EUA, incluindo empresas nacionais e estrangeiras.

Divulgação de cmetas e objetivos relacionados com o clima que afetem materialmente a empresa, bem como atividades para mitigar os riscos relacionados com o clima, incluindo planos de transição ou preços internos do carbono, serão exigidos a partir de 2025.

Disclusão de emissões materiais de gases de efeito estufa de Escopo 1 e Escopo 2 provenientes das próprias operações de uma empresa e de suas compras de energia - uma métrica comumente usada para avaliar a exposição de uma empresa aos riscos relacionados ao clima – será exigida a partir de 2026. A cobertura das emissões de Escopo 3 (incluindo aquelas relacionadas a viagens de negócios) foi considerada nas regras inicialmente propostas, mas removida das regras finais.

As regras constituem um passo em frente no sentido de obter informações mais consistentes, comparáveis e fiáveis sobre os efeitos financeiros dos riscos relacionados com o clima nos negócios de uma empresa e sobre a forma como a empresa gere esses riscos.

The post SEC Rules to Enhance and Standardise Climate-Related Disclosures for Investors appeared first on Travel Smart.

]]>
Plano Francês de Sobriedade Energética, ato II https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/plano-frances-de-sobriedade-energetica-ato-ii/ Seg, 22 de janeiro de 2024 13:30:18 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=11163 O Plano Francês de Sobriedade Energética detalha as 20 medidas obrigatórias que visam facilitar a transição ecológica do Estado francês. Isto significa que o objetivo final destas medidas é reduzir a procura para acelerar a descarbonização da energia e da economia do Estado. A descarbonização dos transportes é um pilar fundamental deste plano. Entre as medidas, o governo pede ao seu […]

The post French Energy Sobriety Plan, act II appeared first on Travel Smart.

]]>
O Plano Francês de Sobriedade Energética detalha as 20 medidas obrigatórias visando no facilitando a transição ecológica do Estado francês. Isto significa que o objetivo final destas medidas é reduzir a procura para acelerar a descarbonização da energia e da economia do Estado. 

A descarbonização dos transportes é um pilar fundamental deste plano. Entre as medidas, o governo pede aos seus funcionários que utilizem o trem em vez do avião para viagens que possam ser feitas em menos de 4 horas de trem a partir de janeiro de 2024.  

O francês governo explicado esta medida por afirmando que “as viagens aéreas são o maior emissor de gases de efeito estufa gases. Uma redução drástica deste modo de viagem é, portanto, necessária para reduzir a pegada de carbono do Estado. Para conseguir isso, precisamos de promover alternativas menos intensivas em carbono, como o comboio, mas também através da redução do número total de viagens.”

O plano de sobriedade do Estado foi estabelecido numa circular do Primeiro-Ministro detalhando as 20 medidas obrigatórias de sobriedade no Estado. Algumas dessas medidas incluem uma meta para 2024, visando uma redução de 20% de viagens aéreas de saída em comparação com 2019. A ambição desta meta aumenta para uma redução de 30% até 2027. Mais informações podem ser encontradas na circular em a Medida 5, Ação 5

Leia mais sobre nossas recomendações em relação à mudança do transporte aéreo para o ferroviário AQUI

The post French Energy Sobriety Plan, act II appeared first on Travel Smart.

]]>
A Casa Branca publica sua nova política de viagens para funcionários federais https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/a-casa-branca-publica-sua-nova-politica-de-viagens-para-funcionarios-federais/ Dom, 31 Dez 2023 10:59:03 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=11260 O governo federal dos EUA divulgou no dia 14 de dezembro de 2023 um novo conjunto de requisitos para reduzir a pegada climática das viagens realizadas pelos seus funcionários federais. Os requisitos incluem a mudança para viagens ferroviárias. Fixou a seguinte regra: os funcionários federais usarão o trem para viagens inferiores a 250 milhas (cerca de […]

The post The White House publish its new travel policy for federal employees appeared first on Travel Smart.

]]>
O governo federal dos EUA divulgou no dia 14 de dezembro de 2023 um novo conjunto de requisitos para reduzir a pegada climática das viagens realizadas pelos seus funcionários federais. Os requisitos incluem a mudança para viagens ferroviárias. Fixou a seguinte regra: os funcionários federais usarão o trem para viagens de menos de 250 milhas (cerca de 400 km) quando houver boa relação custo-benefício e estiverem disponíveis, em vez de avião ou veículo. Por exemplo, inclui a viagem entre Washington e Nova Iorque, onde viajar de comboio emite 92% menos emissões de CO2eq do que voar. 

Os EUA estão a juntar-se a uma equipa de países progressistas (Suíça, França, Países Baixos) que também incentivam as viagens ferroviárias para os seus funcionários públicos. 

O governo dos EUA também está exigindo que os funcionários federais usem mais carros elétricos e transporte público quando viajam localmente.

Mais detalhes aqui

The post The White House publish its new travel policy for federal employees appeared first on Travel Smart.

]]>
Lei de Responsabilidade de Dados Corporativos Climáticos da Califórnia https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/legislatura-do-estado-da-california/ Ter, 24 de outubro de 2023 16:13:55 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=8083 Pela primeira vez, a Legislatura do Estado da Califórnia exige que as empresas e instituições financeiras divulguem as suas emissões de gases com efeito de estufa, através da Lei de Responsabilidade de Dados Climáticos Corporativos (CA SB 253 (23R)). Esta nova exigência, que afeta mais de 5.000 empresas na Califórnia, é inovadora porque o projeto de lei CA SB253 (23R) altera a forma como as empresas americanas reportam. […]

The post California Climate Corporate Data Accountability Act appeared first on Travel Smart.

]]>
Pela primeira vez, tele Legislativo do Estado da Califórnia exige que as empresas e instituições financeiras divulguem as suas emissões de gases com efeito de estufa, através da Lei de Responsabilidade de Dados Climáticos Corporativos (CA SB 253 (23R)).

Esta nova exigência, que afeta mais de 5.000 empresas na Califórnia, é inovadora porque o projeto de lei CA SB253 (23R) altera a forma como as empresas americanas reportam. As empresas que ganham pelo menos $1 mil milhões por ano e que fazem negócios no estado terão de divulgar os seus âmbitos 1, 2 (o carbono é produzido pelas suas operações e utilização de electricidade) até 2026, e as emissões do âmbito 3 até 2027.

Divulgar as emissões do “Escopo 3” significa também relatando as emissões geradas por suas cadeias de fornecimento e clientes. Esse abrange emissões relacionadas com viagens de negócios, incluindo viagens aéreas.

Enquanto o regras federais de divulgação climática por A Securities and Exchange só se aplica a empresas de capital aberto e não exigiria que todas elas divulgassem o escopo 3, ou as emissões da cadeia de suprimentos. Este novo projeto de lei da Califórnia também se aplica a empresas privadas e exigiria a divulgação completa do escopo 3.

The post California Climate Corporate Data Accountability Act appeared first on Travel Smart.

]]>
Estrutura de divulgação da força-tarefa do plano de transição do Reino Unido https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/governo-do-reino-unido-lanca-novo-grupo-de-trabalho-para-desenvolver-melhores-praticas-para-os-planos-de-transicao-climatica-do-reino-unido/ Sex, 06 de outubro de 2023 17:00:36 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=6976 O Grupo de Trabalho do Plano de Transição (TPT) foi lançado pelo Tesouro do Reino Unido em abril de 2022 para desenvolver um “padrão ouro” para planos de transição climática no Reino Unido, incluindo metas da categoria de Âmbito 3. As categorias de escopo 3 visam relatar e divulgar as emissões geradas pelas cadeias de abastecimento e clientes, incluindo viagens de negócios.

The post UK Transition Plan Taskforce Disclosure Framework appeared first on Travel Smart.

]]>
O Grupo de Trabalho do Plano de Transição (TPT) foi lançado pelo Tesouro do Reino Unido em abril de 2022 para desenvolver um “padrão ouro” para planos de transição climática no Reino Unido, incluindo metas da categoria Âmbito 3. As categorias de escopo 3 visam relatar e divulgar as emissões geradas pelas cadeias de fornecimento e clientes, incluindo viagens de negócios. 

As emissões líquidas zero e os planos de transição tornaram-se novas normas na ambição do sector privado: um número crescente de organizações está a assumir compromissos públicos para atingir as emissões líquidas zero. 

O TPT visa ajudar as empresas e o setor financeiro a produzir planos de transição climática com base científica que sejam credíveis, robustos e “investíveis”. Ele detalha modelos de planos de transição setoriais, abrangendo metas de curto, médio e longo prazo, ações específicas para mitigação e adaptação climática, planos de investimentos, considerações setoriais específicas, como planos de eliminação progressiva de combustíveis fósseis, e planos para ampliar novas áreas de investimento. 

O Quadro de Divulgação da TPT baseia-se em 3 princípios: Ambição, Acção e Responsabilidade. Um plano de transição deve delinear objectivos ambiciosos e prioridades para contribuir e preparar-se para uma transição líquida zero rápida e ordenada em toda a economia. A estratégia deve abranger toda a entidade, considerar toda a gama de alavancas que a entidade tem disponível, ou seja, qualquer meta de redução de emissões deve considerar as emissões dos Escopos 1, 2 e 3.

Em todos os setores, as entidades podem estabelecer políticas internas que orientam decisões e ações para se alinharem com a sua ambição estratégica e os objetivos e prioridades declarados. Entre as diferentes políticas que regulam as operações internas das entidades, uma que reduza as viagens de negócios pode ajudar a cumprir os seus compromissos.

Globalmente, o lançamento do TPT destaca a importância crescente da ação climática para as empresas e o setor financeiro, e sublinha a necessidade de as empresas assumirem a responsabilidade pela redução das suas emissões para apoiar a luta global contra as alterações climáticas.

Regulamento da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) deverá consultar propostas para requisitos obrigatórios de divulgação de sustentabilidade, com base nos Padrões de Divulgação de Sustentabilidade do International Sustainability Standards Board (ISSB) endossados pelo Reino Unido. Isto inclui planos de transição climática por parte das empresas. 

A intenção é que estes novos requisitos entrem em vigor para os exercícios contabilísticos em ou após 1 de janeiro de 2025 e que o reporte comece em 2026.

A FCA também deverá consultar sobre a introdução de orientações para divulgações do plano de transição das empresas listadas, que farão referência aos resultados finais do TPT.

The post UK Transition Plan Taskforce Disclosure Framework appeared first on Travel Smart.

]]>
Lei Climática Suíça para Net Zero até 2050 https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/lei-climatica-suica/ Seg, 19 de junho de 2023 11:02:56 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=8392 A Suíça está a liderar o combate às alterações climáticas com a aprovação de uma lei transformadora que consagra em lei a meta líquida zero do país. Esta legislação histórica estabelece um quadro abrangente para a ação climática, abrangendo a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a implementação de tecnologias de emissões negativas (NETs), a adaptação às alterações climáticas e o alinhamento de […]

The post Swiss Climate Law for Net Zero by 2050 appeared first on Travel Smart.

]]>
A Suíça está a liderar o combate às alterações climáticas com a aprovação de uma lei transformadora que consagra em lei a meta líquida zero do país. Esta legislação histórica estabelece um quadro abrangente para a ação climática, abrangendo a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a implementação de tecnologias de emissões negativas (NET), a adaptação às alterações climáticas e o alinhamento dos fluxos financeiros com baixas emissões e um desenvolvimento resiliente às alterações climáticas.

Nomeadamente, a lei também aborda as emissões provenientes da aviação e do transporte marítimo internacional que abastecem na Suíça, garantindo a sua inclusão nas metas globais de redução. Para garantir o progresso, a Lei estabelece metas provisórias ambiciosas para a redução de emissões durante períodos específicos.

Além disso, o artigo 5.º exige que as empresas se alinhem com a meta líquida zero até 2050, cobrindo as emissões de escopo 1 e 2. Para facilitar esta transição, as empresas são incentivadas a desenvolver planos de transição, e aquelas que apresentarem planos até 2029 receberão apoio da Federação.

Embora a lei tenha sido aprovada, o governo suíço está actualmente a determinar a data da sua entrada em vigor. Sinaliza a determinação da nação em construir um futuro sustentável e resiliente, apelando às empresas, indústrias e indivíduos para que unam forças na redução das emissões, especialmente no contexto das viagens de negócios, onde voar representa um desafio climático significativo.

The post Swiss Climate Law for Net Zero by 2050 appeared first on Travel Smart.

]]>
França proíbe voos domésticos de curta distância em favor de viagens de trem https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/franca-viaja-com-muitos-voos-de-curta-distancia-proibidos-a-partir-de-abril/ Sábado, 06 de maio de 2023 18:16:10 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=7017 A partir de Abril de 2022, a França proibiu muitos voos de curta distância, com menos de 2,5 horas de duração, num esforço para reduzir as emissões de carbono e encorajar modos de transporte mais sustentáveis. A proibição afeta cerca de 160 rotas que podem ser facilmente substituídas por viagens de trem, como Paris a Nantes ou Lyon a Bordéus. O […]

The post France bans short-haul domestic flights in favour of train travel appeared first on Travel Smart.

]]>
A partir de Abril de 2022, a França proibiu muitos voos de curta distância, com menos de 2,5 horas de duração, num esforço para reduzir as emissões de carbono e incentivar modos de transporte mais sustentáveis. A proibição afeta cerca de 160 rotas que podem ser facilmente substituídas por viagens de trem, como Paris a Nantes ou Lyon a Bordéus. 

A medida faz parte do objetivo mais amplo da França de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e reduzir 40% de emissões de gases com efeito de estufa até 2030. Exceções à proibição podem ser feitas para voos de ligação ou quando não estiverem disponíveis outras opções de transporte. 

Isto pode ser um apelo a outros países da UE para que adoptem medidas semelhantes, como a Áustria fez recentemente. A Greenpeace argumenta que isto teria impacto num terço dos voos curtos mais movimentados da Europa e eliminaria 3,5 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano.

 

Proibição de voos de curta distância – redução das emissões da aviação – mudança para o transporte ferroviário

The post France bans short-haul domestic flights in favour of train travel appeared first on Travel Smart.

]]>
Aeroporto Schiphol de Amsterdã diz que jatos particulares ‘não são mais bem-vindos’ https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/aeroporto-schiphol-de-amsterda-diz-que-jatos-particulares-nao-sao-mais-bem-vindos/ Ter, 25 de abril de 2023 08:47:03 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=8115 O aeroporto anunciou recentemente novas restrições aos voos da aviação geral, citando preocupações sobre o impacto ambiental dos jatos particulares. A mudança faz parte dos esforços mais amplos do aeroporto para proteger a população local e o meio ambiente, reduzindo a poluição sonora e as emissões de carbono, em linha com as responsabilidades acordadas no âmbito do Acordo Climático de Paris. […]

The post Amsterdam’s Schiphol Airport Says Private Jets ‘No Longer Welcome’ appeared first on Travel Smart.

]]>
O aeroporto anunciou recentemente novas restrições aos voos da aviação geral, citando preocupações sobre o impacto ambiental dos jatos particulares. A mudança faz parte dos esforços mais amplos do aeroporto para proteger a população local e o meio ambiente, reduzindo a poluição sonora e as emissões de carbono, em linha com as responsabilidades acordadas no âmbito do Acordo Climático de Paris.

 

Os planos pretendem que:

 

  • Nenhum avião poderá pousar entre meia-noite e 5h.
  • Nenhum avião poderá decolar entre meia-noite e 6h.
  • Os tipos de aeronaves mais barulhentos não serão permitidos.
  • Jatos particulares não serão mais bem-vindos.
  • A pista adicional pretendida não será construída.

 

Os aeroportos e as empresas de jactos privados poderão ter de se adaptar a este cenário em mudança e encontrar novas formas de operar de forma sustentável.

A iniciativa foi bloqueada por decisão judicial. 

The post Amsterdam’s Schiphol Airport Says Private Jets ‘No Longer Welcome’ appeared first on Travel Smart.

]]>
Gabinete holandês introduz limites de emissão de CO2 para voos a partir de 2025 https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/gabinete-holandes-introduz-limites-de-emissao-de-co2-para-voos-a-partir-de-2025/ Dom, 19 de março de 2023 13:52:02 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=8410 O gabinete holandês anunciou que, a partir de 2025, os voos na Holanda terão as suas emissões de CO2 limitadas. A medida faz parte dos esforços do governo para aumentar a sustentabilidade no sector da aviação, conforme descrito no “Memorando da Aviação 2020-2050”. Ao estabelecer limites claros e aplicáveis às emissões permitidas de CO2, a nova lei visa […]

The post Dutch Cabinet Introduces CO2 Emission Caps for Flights Starting 2025 appeared first on Travel Smart.

]]>
O gabinete holandês anunciou que, a partir de 2025, os voos na Holanda terão as suas emissões de CO2 limitadas.

A medida faz parte dos esforços do governo para aumentar a sustentabilidade no sector da aviação, conforme descrito no “Memorando da Aviação 2020-2050”. Ao estabelecer limites claros e aplicáveis para as emissões permitidas de CO2, a nova lei visa garantir que as metas climáticas sejam cumpridas. Embora ainda não tenham sido determinados limiares específicos para cada aeroporto, os limites permanecerão fixos durante vários anos, permitindo aos aeroportos compensar quaisquer excessos de emissões. A implementação também explorará medidas como a monitorização e a comunicação de dados de combustíveis para regular e prever as emissões de CO2 de forma eficaz. O limite está programado para entrar em vigor em 2025.

The post Dutch Cabinet Introduces CO2 Emission Caps for Flights Starting 2025 appeared first on Travel Smart.

]]>