Arquivos de redução de emissões - Travel Smart https://travelsmartcampaign.org/pt/policy-tags/emissions-reduction/ Qui, 31 de outubro de 2024 11:43:54 +0000 pt-PT de hora em hora 1 https://wordpress.org/?v=6.6.2 https://travelsmartcampaign.org/wp-content/uploads/travel-smart-favicon-150x150.jpg Arquivos de redução de emissões - Travel Smart https://travelsmartcampaign.org/pt/policy-tags/emissions-reduction/ 32 32 O Acordo Climático dos Países Baixos determina a redução de emissões em viagens de negócios https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/o-acordo-climatico-da-holanda-inclui-reducao-de-emissoes-em-viagens-de-negocios/ Ter, 30 de julho de 2024 14:17:26 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=11177 A Holanda tornou as reduções de emissões de viagens um requisito: a partir de julho de 2024, empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a reportar anualmente ao governo o progresso em direção à redução obrigatória de 50% nas emissões de mobilidade doméstica até 2030, em relação aos níveis de 2016. Este requisito faz parte do Acordo Climático da Holanda e se aplica a ambos […]

The post The Netherlands Climate Agreement mandates business travel emissions reduction appeared first on Travel Smart.

]]>
A Holanda tornou a redução de emissões de viagens uma exigência: a partir de julho de 2024, empresas com mais de 100 funcionários deverão reportar anualmente ao governo o progresso em direção à redução obrigatória de 50% nas emissões de mobilidade doméstica até 2030, em relação aos níveis de 2016.

Este requisito faz parte da Holanda Acordo Climático e isso se aplica tanto a viagens de negócios quanto ao deslocamento diário. O Decreto sobre a Mobilidade de Pessoas em Situação de Trabalho e seu obrigação de reporte visam reduzir as emissões de CO2 causadas pela mobilidade relacionada ao trabalho em pelo menos 1,5 megatons até 2030.

O Acordo apresenta a mudança do ar para o ferroviário como uma solução para reduzir as emissões. Ele afirma que todas as viagens para distâncias abaixo de 700 km, onde o tempo de viagem de porta a porta de trem é <150% o tempo de viagem de avião, devem ser feitas por trem. 

Haverá uma avaliação dos dados relatados em 2026. Se a avaliação dos relatórios mostrar que a meta coletiva de redução de 50% em 2030 não será alcançada, o governo holandês imporá normas sobre um máximo de emissões de CO2 por km, com os quais as empresas individuais terão de cumprir.  

Os membros do Coalizão Anders Reizen, um grupo de mais de 70 grandes empresas com cerca de 550.000 funcionários, comprometeram-se a seguir os requisitos do governo holandês para mudar para o transporte ferroviário e reduzir as emissões.

Leia mais sobre nossas recomendações em relação à mudança do transporte aéreo para o ferroviário aqui.

The post The Netherlands Climate Agreement mandates business travel emissions reduction appeared first on Travel Smart.

]]>
O Regulamento dos Serviços de Mobilidade Digital Multimodal (MDMS) https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/regulamentacao-de-servicos-de-mobilidade-digital-multimodal/ Quarta, 03 de julho de 2024 22:12:53 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=7152 Iniciativa que visa simplificar a vida dos viajantes, facilitando a comparação e combinação transparentes de ofertas de transporte, dentro e entre modos, a fim de permitir mudanças no sentido de viagens mais sustentáveis. Para apoiar o Pacto Ecológico Europeu, o Regulamento MDMS deve permitir aos consumidores combinar perfeitamente modos de transporte hipocarbónicos, como o comboio e o autocarro, em […]

The post The Multimodal Digital Mobility Services (MDMS) Regulation appeared first on Travel Smart.

]]>
Iniciativa que visa simplificar a vida dos viajantes, facilitando a comparação e combinação transparentes de ofertas de transporte, dentro e entre modos, a fim de permitir mudanças no sentido de viagens mais sustentáveis. Para apoiar o Pacto Ecológico Europeu, o Regulamento MDMS deve permitir aos consumidores combinar facilmente modos de transporte hipocarbónicos, como o comboio e o autocarro, através das fronteiras.

Isto é particularmente relevante para viajantes de negócios, que procuram cada vez mais opções de viagens mais sustentáveis, mas muitas vezes encontram obstáculos.

A proposta está atualmente pendente de aprovação e está prevista para setembro de 2023.

Mudança para o transporte ferroviário – redução de emissões – Acordo Verde da UE

The post The Multimodal Digital Mobility Services (MDMS) Regulation appeared first on Travel Smart.

]]>
Comissão Europeia reduz emissões de voo do pessoal em 40% em comparação com 2019 https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/comissao-europeia-reduz-as-emissoes-do-pessoal-que-voa-em-40-em-comparacao-com-2019/ Seg, 17 de junho de 2024 12:40:30 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=13885 O legado da Comissão Europeia cessante incluirá uma redução significativa nas suas próprias emissões provenientes das viagens aéreas dos funcionários, a forma de viagem com maior intensidade climática.

The post European Commission cuts staff flying emissions by 40% compared to 2019 appeared first on Travel Smart.

]]>
A Comissão Europeia assumiu o compromisso principal de reduzir as emissões provenientes das viagens de negócios do pessoal em 50% até 2024, em comparação com 2019 (e da mesma forma para as viagens de peritos externos), como parte da sua meta de redução de emissões para 2030[1]. Este é um objectivo ambicioso que corresponde à meta definida pelo Campanha Travel Smart manter as emissões das viagens aéreas de negócios abaixo de 50% dos níveis de 2019, a fim de manter a aviação numa trajetória compatível com 1,5°C.

A Declaração Ambiental anual da Comissão de 2023, divulgada em abril de 2024 para o período de 2022, revela uma grande queda nas emissões de voos por funcionários (-42%), bem como por especialistas externos (-61%), entre 2019 e 2022. Os dados contabilizam todos os impactos dos voos, incluindo emissões de CO2, bem como emissões de gases de efeito estufa não CO2, principalmente de esteiras de condensação de aeronaves.

Vários serviços da Comissão incluíram metas quantitativas de redução de emissões nos seus planos de gestão anuais, enquanto a DG Orçamento se comprometeu a reduzir anualmente o orçamento para viagens profissionais. Um novo guia para missões foi desenvolvido em 2023, facilitando a mudança para o transporte ferroviário ao permitir viagens de comboio em circunstâncias definidas, quando são mais dispendiosas do que voar.

Emissões das viagens aéreas de negócios da Comissão Europeia

2019 (tCO2e) 2022 (tCO2e) Redução de 2022 vs. 2019 (%)
Viagem aérea da equipe   40,407 23,408 -42%
Especialista externo em viagens aéreas  30,919 12,048 -61%

Em 2022, pouco menos de metade de alguns dos maiores folhetos corporativos do mundo no Rastreador de emissões Travel Smart amostra – 115 de 235 – conseguiram manter os seus níveis de emissões baixos, com reduções de 50% ou mais em comparação com 2019. Os dados emergentes para 2023 confirmam que empresas líderes, incluindo Swiss Re, AstraZeneca, EY e IKEA, mantiveram esta dinâmica. 

No entanto, para muitos outros passageiros corporativos de topo, as emissões estão a aumentar novamente. A experiência da Comissão mostra que é necessário e viável comprometer-se a manter as emissões das viagens de negócios nos níveis 50% de 2019 e trabalhar para obter progressos reais. Os legisladores agora precisam ajudar as empresas a atingir esse objetivo. A próxima Comissão Europeia deverá aproveitar a oportunidade para definir mandatos para as empresas reduzirem para metade as emissões das viagens de negócios e avançar com medidas para acelerar as mudanças transformacionais em curso no sentido do mobilidade do futuro: viagens de negócios propositais.

Notas para o editor

[1] Para mais detalhes, consulte a campanha Travel Smart Novidades sobre desenvolvimentos em políticas de viagens de negócios.

The post European Commission cuts staff flying emissions by 40% compared to 2019 appeared first on Travel Smart.

]]>
Plano Francês de Sobriedade Energética, ato II https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/plano-frances-de-sobriedade-energetica-ato-ii/ Seg, 22 de janeiro de 2024 13:30:18 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=11163 O Plano Francês de Sobriedade Energética detalha as 20 medidas obrigatórias que visam facilitar a transição ecológica do Estado francês. Isto significa que o objetivo final destas medidas é reduzir a procura para acelerar a descarbonização da energia e da economia do Estado. A descarbonização dos transportes é um pilar fundamental deste plano. Entre as medidas, o governo pede ao seu […]

The post French Energy Sobriety Plan, act II appeared first on Travel Smart.

]]>
O Plano Francês de Sobriedade Energética detalha as 20 medidas obrigatórias visando no facilitando a transição ecológica do Estado francês. Isto significa que o objetivo final destas medidas é reduzir a procura para acelerar a descarbonização da energia e da economia do Estado. 

A descarbonização dos transportes é um pilar fundamental deste plano. Entre as medidas, o governo pede aos seus funcionários que utilizem o trem em vez do avião para viagens que possam ser feitas em menos de 4 horas de trem a partir de janeiro de 2024.  

O francês governo explicado esta medida por afirmando que “as viagens aéreas são o maior emissor de gases de efeito estufa gases. Uma redução drástica deste modo de viagem é, portanto, necessária para reduzir a pegada de carbono do Estado. Para conseguir isso, precisamos de promover alternativas menos intensivas em carbono, como o comboio, mas também através da redução do número total de viagens.”

O plano de sobriedade do Estado foi estabelecido numa circular do Primeiro-Ministro detalhando as 20 medidas obrigatórias de sobriedade no Estado. Algumas dessas medidas incluem uma meta para 2024, visando uma redução de 20% de viagens aéreas de saída em comparação com 2019. A ambição desta meta aumenta para uma redução de 30% até 2027. Mais informações podem ser encontradas na circular em a Medida 5, Ação 5

Leia mais sobre nossas recomendações em relação à mudança do transporte aéreo para o ferroviário AQUI

The post French Energy Sobriety Plan, act II appeared first on Travel Smart.

]]>
Lei Climática Suíça para Net Zero até 2050 https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/lei-climatica-suica/ Seg, 19 de junho de 2023 11:02:56 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=8392 A Suíça está a liderar o combate às alterações climáticas com a aprovação de uma lei transformadora que consagra em lei a meta líquida zero do país. Esta legislação histórica estabelece um quadro abrangente para a ação climática, abrangendo a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a implementação de tecnologias de emissões negativas (NETs), a adaptação às alterações climáticas e o alinhamento de […]

The post Swiss Climate Law for Net Zero by 2050 appeared first on Travel Smart.

]]>
A Suíça está a liderar o combate às alterações climáticas com a aprovação de uma lei transformadora que consagra em lei a meta líquida zero do país. Esta legislação histórica estabelece um quadro abrangente para a ação climática, abrangendo a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a implementação de tecnologias de emissões negativas (NET), a adaptação às alterações climáticas e o alinhamento dos fluxos financeiros com baixas emissões e um desenvolvimento resiliente às alterações climáticas.

Nomeadamente, a lei também aborda as emissões provenientes da aviação e do transporte marítimo internacional que abastecem na Suíça, garantindo a sua inclusão nas metas globais de redução. Para garantir o progresso, a Lei estabelece metas provisórias ambiciosas para a redução de emissões durante períodos específicos.

Além disso, o artigo 5.º exige que as empresas se alinhem com a meta líquida zero até 2050, cobrindo as emissões de escopo 1 e 2. Para facilitar esta transição, as empresas são incentivadas a desenvolver planos de transição, e aquelas que apresentarem planos até 2029 receberão apoio da Federação.

Embora a lei tenha sido aprovada, o governo suíço está actualmente a determinar a data da sua entrada em vigor. Sinaliza a determinação da nação em construir um futuro sustentável e resiliente, apelando às empresas, indústrias e indivíduos para que unam forças na redução das emissões, especialmente no contexto das viagens de negócios, onde voar representa um desafio climático significativo.

The post Swiss Climate Law for Net Zero by 2050 appeared first on Travel Smart.

]]>
França proíbe voos domésticos de curta distância em favor de viagens de trem https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/franca-viaja-com-muitos-voos-de-curta-distancia-proibidos-a-partir-de-abril/ Sábado, 06 de maio de 2023 18:16:10 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=7017 A partir de Abril de 2022, a França proibiu muitos voos de curta distância, com menos de 2,5 horas de duração, num esforço para reduzir as emissões de carbono e encorajar modos de transporte mais sustentáveis. A proibição afeta cerca de 160 rotas que podem ser facilmente substituídas por viagens de trem, como Paris a Nantes ou Lyon a Bordéus. O […]

The post France bans short-haul domestic flights in favour of train travel appeared first on Travel Smart.

]]>
A partir de Abril de 2022, a França proibiu muitos voos de curta distância, com menos de 2,5 horas de duração, num esforço para reduzir as emissões de carbono e incentivar modos de transporte mais sustentáveis. A proibição afeta cerca de 160 rotas que podem ser facilmente substituídas por viagens de trem, como Paris a Nantes ou Lyon a Bordéus. 

A medida faz parte do objetivo mais amplo da França de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e reduzir 40% de emissões de gases com efeito de estufa até 2030. Exceções à proibição podem ser feitas para voos de ligação ou quando não estiverem disponíveis outras opções de transporte. 

Isto pode ser um apelo a outros países da UE para que adoptem medidas semelhantes, como a Áustria fez recentemente. A Greenpeace argumenta que isto teria impacto num terço dos voos curtos mais movimentados da Europa e eliminaria 3,5 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano.

 

Proibição de voos de curta distância – redução das emissões da aviação – mudança para o transporte ferroviário

The post France bans short-haul domestic flights in favour of train travel appeared first on Travel Smart.

]]>
Aeroporto Schiphol de Amsterdã diz que jatos particulares ‘não são mais bem-vindos’ https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/aeroporto-schiphol-de-amsterda-diz-que-jatos-particulares-nao-sao-mais-bem-vindos/ Ter, 25 de abril de 2023 08:47:03 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=8115 O aeroporto anunciou recentemente novas restrições aos voos da aviação geral, citando preocupações sobre o impacto ambiental dos jatos particulares. A mudança faz parte dos esforços mais amplos do aeroporto para proteger a população local e o meio ambiente, reduzindo a poluição sonora e as emissões de carbono, em linha com as responsabilidades acordadas no âmbito do Acordo Climático de Paris. […]

The post Amsterdam’s Schiphol Airport Says Private Jets ‘No Longer Welcome’ appeared first on Travel Smart.

]]>
O aeroporto anunciou recentemente novas restrições aos voos da aviação geral, citando preocupações sobre o impacto ambiental dos jatos particulares. A mudança faz parte dos esforços mais amplos do aeroporto para proteger a população local e o meio ambiente, reduzindo a poluição sonora e as emissões de carbono, em linha com as responsabilidades acordadas no âmbito do Acordo Climático de Paris.

 

Os planos pretendem que:

 

  • Nenhum avião poderá pousar entre meia-noite e 5h.
  • Nenhum avião poderá decolar entre meia-noite e 6h.
  • Os tipos de aeronaves mais barulhentos não serão permitidos.
  • Jatos particulares não serão mais bem-vindos.
  • A pista adicional pretendida não será construída.

 

Os aeroportos e as empresas de jactos privados poderão ter de se adaptar a este cenário em mudança e encontrar novas formas de operar de forma sustentável.

A iniciativa foi bloqueada por decisão judicial. 

The post Amsterdam’s Schiphol Airport Says Private Jets ‘No Longer Welcome’ appeared first on Travel Smart.

]]>
Gabinete holandês introduz limites de emissão de CO2 para voos a partir de 2025 https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/gabinete-holandes-introduz-limites-de-emissao-de-co2-para-voos-a-partir-de-2025/ Dom, 19 de março de 2023 13:52:02 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=8410 O gabinete holandês anunciou que, a partir de 2025, os voos na Holanda terão as suas emissões de CO2 limitadas. A medida faz parte dos esforços do governo para aumentar a sustentabilidade no sector da aviação, conforme descrito no “Memorando da Aviação 2020-2050”. Ao estabelecer limites claros e aplicáveis às emissões permitidas de CO2, a nova lei visa […]

The post Dutch Cabinet Introduces CO2 Emission Caps for Flights Starting 2025 appeared first on Travel Smart.

]]>
O gabinete holandês anunciou que, a partir de 2025, os voos na Holanda terão as suas emissões de CO2 limitadas.

A medida faz parte dos esforços do governo para aumentar a sustentabilidade no sector da aviação, conforme descrito no “Memorando da Aviação 2020-2050”. Ao estabelecer limites claros e aplicáveis para as emissões permitidas de CO2, a nova lei visa garantir que as metas climáticas sejam cumpridas. Embora ainda não tenham sido determinados limiares específicos para cada aeroporto, os limites permanecerão fixos durante vários anos, permitindo aos aeroportos compensar quaisquer excessos de emissões. A implementação também explorará medidas como a monitorização e a comunicação de dados de combustíveis para regular e prever as emissões de CO2 de forma eficaz. O limite está programado para entrar em vigor em 2025.

The post Dutch Cabinet Introduces CO2 Emission Caps for Flights Starting 2025 appeared first on Travel Smart.

]]>
Reforçar a sustentabilidade e a equidade do setor da aviação https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/qualquer-outro-negocio-que-vise-fortalecer-a-sustentabilidade-e-a-justica-do-setor-da-aviacao/ Dom, 06 de novembro de 2022 18:09:07 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=7014 A França, a Bélgica, o Luxemburgo, os Países Baixos e Portugal apresentaram um ponto sobre Qualquer Outro Negócio (AOB), sublinhando a necessidade de reforçar a sustentabilidade e a equidade do sector da aviação. Os países reconheceram em conjunto que a pandemia da COVID-19 foi a pior crise da história da aviação e que a recuperação da indústria depende da sua sustentabilidade. O […]

The post Strengthening the sustainability and fairness of the aviation sector appeared first on Travel Smart.

]]>
A França, a Bélgica, o Luxemburgo, os Países Baixos e Portugal apresentaram um ponto sobre Qualquer Outro Negócio (AOB), sublinhando a necessidade de reforçar a sustentabilidade e a equidade do sector da aviação. Os países em conjunto reconheceram que a pandemia da COVID-19 foi a pior crise da história da aviação e que a recuperação da indústria depende da sua sustentabilidade

O grupo destacou o sucesso da neutralidade de carbono até 2050 como um objetivo climático de longo prazo na 41ª sessão da Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), mas argumentou que é preciso fazer mais, incluindo a rápida implantação de combustíveis de aviação sustentáveis ( SAFs) para aumentar a oferta e reduzir os preços. Apelaram também a uma reflexão mais ampla sobre as utilizações do transporte aéreo e à exploração de opções para um transporte aéreo sustentável e justo. 

“Devemos ter a coragem de reconhecer que o transporte aéreo é essencial em muitos casos, especialmente para ligar Estados insulares e periféricos, para cumprir missões de saúde, para desenvolver intercâmbios e para aproximar as pessoas, mas que às vezes é usado de forma irresponsável quando a viagem poderia ser feita usando um modo alternativo de carbono zero ou substituída por uma videoconferência.”

Também poderiam ser incluídas medidas relativas aos preços mínimos dos bilhetes, uma definição clara da base operacional das transportadoras aéreas e a possibilidade de restringir voos de curta duração. O grupo também sugeriu tornar as partes interessadas mais responsáveis, aumentando a transparência sobre a sua pegada de carbono e implementando regulamentos específicos, particularmente no que diz respeito à aviação executiva.

 

Redução de voos de curta distância – uso de ferramentas de colaboração virtual – mudança para modos de viagem mais sustentáveis

The post Strengthening the sustainability and fairness of the aviation sector appeared first on Travel Smart.

]]>
Mercados Voluntários de Carbono e Compensação https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/mercados-voluntarios-de-carbono-e-compensacao/ Qui, 06 de outubro de 2022 17:16:13 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=6985 Em outubro de 2022, o Comitê de Mudanças Climáticas do Reino Unido (CCC) publicou um relatório explorando o papel da compensação voluntária de carbono para atingir a meta de emissões líquidas zero do Reino Unido até 2050. O relatório fornece recomendações para o governo, a indústria e os indivíduos sobre como garantir que a compensação voluntária é transparente, credível e eficaz. O relatório começa descrevendo o […]

The post Voluntary Carbon Markets and Offsetting appeared first on Travel Smart.

]]>
Em outubro de 2022, o Comitê de Mudanças Climáticas do Reino Unido (CCC) publicou um relatório explorando o papel da compensação voluntária de carbono para atingir a meta de emissões líquidas zero do Reino Unido até 2050. O relatório fornece recomendações para governo, indústria e indivíduos sobre como garantir que a compensação voluntária é transparente, credível e eficaz.

O relatório começa por delinear a história e o desenvolvimento dos mercados voluntários de carbono, que permitem que empresas e indivíduos compensem as suas emissões através da compra de créditos de carbono de projectos que reduzem ou removem emissões noutros locais. O relatório observa que a compensação voluntária tem enfrentado críticas por ser mal regulamentada, com alguns projectos a não conseguirem cumprir as reduções de emissões prometidas, ou mesmo a conduzirem a impactos ambientais e sociais negativos.

Para responder a estas preocupações, o relatório recomenda que o governo do Reino Unido estabeleça um quadro regulamentar para a compensação voluntária que garanta transparência, adicionalidade e integridade ambiental. O relatório também recomenda que o governo estabeleça padrões para a selecção e monitorização de projectos e garanta que os créditos de carbono sejam retirados apenas depois de terem sido verificados por um terceiro credenciado.

Além do papel do governo na regulação e promoção da compensação voluntária, o relatório também recomenda ações que empresas e indivíduos podem tomar para garantir que a sua compensação seja eficaz: o relatório observa que as empresas devem concentrar-se primeiro na redução das suas próprias emissões e utilizar a compensação apenas como último recurso. Ao adquirir compensações, as empresas devem priorizar projetos de alta qualidade que proporcionem reduções adicionais de emissões além negócios, como sempre cenários, e deve envolver-se em due diligence garantir que os projectos tenham sistemas robustos de monitorização e verificação.

 

Transparência – mudança para o transporte ferroviário – uso de ferramentas de colaboração virtual

The post Voluntary Carbon Markets and Offsetting appeared first on Travel Smart.

]]>