Arquivos da União Europeia - Travel Smart https://travelsmartcampaign.org/pt/policy-category/european-union/ Qui, 31 de outubro de 2024 11:43:54 +0000 pt-PT de hora em hora 1 https://wordpress.org/?v=6.6.2 https://travelsmartcampaign.org/wp-content/uploads/travel-smart-favicon-150x150.jpg Arquivos da União Europeia - Travel Smart https://travelsmartcampaign.org/pt/policy-category/european-union/ 32 32 O Regulamento dos Serviços de Mobilidade Digital Multimodal (MDMS) https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/regulamentacao-de-servicos-de-mobilidade-digital-multimodal/ Quarta, 03 de julho de 2024 22:12:53 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=7152 Iniciativa que visa simplificar a vida dos viajantes, facilitando a comparação e combinação transparentes de ofertas de transporte, dentro e entre modos, a fim de permitir mudanças no sentido de viagens mais sustentáveis. Para apoiar o Pacto Ecológico Europeu, o Regulamento MDMS deve permitir aos consumidores combinar perfeitamente modos de transporte hipocarbónicos, como o comboio e o autocarro, em […]

The post The Multimodal Digital Mobility Services (MDMS) Regulation appeared first on Travel Smart.

]]>
Iniciativa que visa simplificar a vida dos viajantes, facilitando a comparação e combinação transparentes de ofertas de transporte, dentro e entre modos, a fim de permitir mudanças no sentido de viagens mais sustentáveis. Para apoiar o Pacto Ecológico Europeu, o Regulamento MDMS deve permitir aos consumidores combinar facilmente modos de transporte hipocarbónicos, como o comboio e o autocarro, através das fronteiras.

Isto é particularmente relevante para viajantes de negócios, que procuram cada vez mais opções de viagens mais sustentáveis, mas muitas vezes encontram obstáculos.

A proposta está atualmente pendente de aprovação e está prevista para setembro de 2023.

Mudança para o transporte ferroviário – redução de emissões – Acordo Verde da UE

The post The Multimodal Digital Mobility Services (MDMS) Regulation appeared first on Travel Smart.

]]>
Comissão Europeia reduz emissões de voo do pessoal em 40% em comparação com 2019 https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/comissao-europeia-reduz-as-emissoes-do-pessoal-que-voa-em-40-em-comparacao-com-2019/ Seg, 17 de junho de 2024 12:40:30 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=13885 O legado da Comissão Europeia cessante incluirá uma redução significativa nas suas próprias emissões provenientes das viagens aéreas dos funcionários, a forma de viagem com maior intensidade climática.

The post European Commission cuts staff flying emissions by 40% compared to 2019 appeared first on Travel Smart.

]]>
A Comissão Europeia assumiu o compromisso principal de reduzir as emissões provenientes das viagens de negócios do pessoal em 50% até 2024, em comparação com 2019 (e da mesma forma para as viagens de peritos externos), como parte da sua meta de redução de emissões para 2030[1]. Este é um objectivo ambicioso que corresponde à meta definida pelo Campanha Travel Smart manter as emissões das viagens aéreas de negócios abaixo de 50% dos níveis de 2019, a fim de manter a aviação numa trajetória compatível com 1,5°C.

A Declaração Ambiental anual da Comissão de 2023, divulgada em abril de 2024 para o período de 2022, revela uma grande queda nas emissões de voos por funcionários (-42%), bem como por especialistas externos (-61%), entre 2019 e 2022. Os dados contabilizam todos os impactos dos voos, incluindo emissões de CO2, bem como emissões de gases de efeito estufa não CO2, principalmente de esteiras de condensação de aeronaves.

Vários serviços da Comissão incluíram metas quantitativas de redução de emissões nos seus planos de gestão anuais, enquanto a DG Orçamento se comprometeu a reduzir anualmente o orçamento para viagens profissionais. Um novo guia para missões foi desenvolvido em 2023, facilitando a mudança para o transporte ferroviário ao permitir viagens de comboio em circunstâncias definidas, quando são mais dispendiosas do que voar.

Emissões das viagens aéreas de negócios da Comissão Europeia

2019 (tCO2e) 2022 (tCO2e) Redução de 2022 vs. 2019 (%)
Viagem aérea da equipe   40,407 23,408 -42%
Especialista externo em viagens aéreas  30,919 12,048 -61%

Em 2022, pouco menos de metade de alguns dos maiores folhetos corporativos do mundo no Rastreador de emissões Travel Smart amostra – 115 de 235 – conseguiram manter os seus níveis de emissões baixos, com reduções de 50% ou mais em comparação com 2019. Os dados emergentes para 2023 confirmam que empresas líderes, incluindo Swiss Re, AstraZeneca, EY e IKEA, mantiveram esta dinâmica. 

No entanto, para muitos outros passageiros corporativos de topo, as emissões estão a aumentar novamente. A experiência da Comissão mostra que é necessário e viável comprometer-se a manter as emissões das viagens de negócios nos níveis 50% de 2019 e trabalhar para obter progressos reais. Os legisladores agora precisam ajudar as empresas a atingir esse objetivo. A próxima Comissão Europeia deverá aproveitar a oportunidade para definir mandatos para as empresas reduzirem para metade as emissões das viagens de negócios e avançar com medidas para acelerar as mudanças transformacionais em curso no sentido do mobilidade do futuro: viagens de negócios propositais.

Notas para o editor

[1] Para mais detalhes, consulte a campanha Travel Smart Novidades sobre desenvolvimentos em políticas de viagens de negócios.

The post European Commission cuts staff flying emissions by 40% compared to 2019 appeared first on Travel Smart.

]]>
Diretiva da UE sobre due diligence em sustentabilidade corporativa https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/diretiva-de-due-diligence-de-sustentabilidade-corporativa-da-ue/ Seg, 06 de maio de 2024 18:04:33 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=7008 A União Europeia (UE) adotou uma nova diretiva para estabelecer uma estrutura de devida diligência para a sustentabilidade corporativa. A Diretiva de Devida Diligência em Sustentabilidade Corporativa da UE (CSDDD) exige que as empresas que operam na UE identifiquem, previnam, ponham fim ou mitiguem os impactos negativos nos direitos humanos e no ambiente causados pelas suas atividades ou nas suas cadeias de valor. […]

The post EU Corporate Sustainability Due Diligence Directive appeared first on Travel Smart.

]]>
A União Europeia (UE) adotou uma nova diretiva para estabelecer uma estrutura de devida diligência para a sustentabilidade corporativa. A Diretiva de Devida Diligência em Sustentabilidade Corporativa da UE (CSDDD) exige que as empresas que operam na UE identifiquem, previnam, ponham fim ou mitiguem os impactos negativos nos direitos humanos e no ambiente causados pelas suas atividades ou nas suas cadeias de valor. 

Aplica-se a grandes empresas que operam na UE com mais de 500 funcionários, incluindo aquelas sediadas fora da UE que vendem bens e serviços na UE. 

A diretiva estabelece um conjunto de requisitos mínimos de devida diligência que as empresas devem cumprir. O processo de Due Diligence inclui diversas etapas, como identificando e avaliando riscos de sustentabilidade, desenvolvendo e implementando um plano para lidar com esses riscos, monitorizando a eficácia do plano e reportando o processo de devida diligência e os seus resultados.

Requisito do plano de transição.

A directiva proposta representa um avanço significativo no Os esforços da UE para promover o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade empresarial e é susceptível de ter um grande impacto na forma como as empresas operam na UE.

O CSDDD representa um passo em frente na batalha contra as alterações climáticas, ao exigir que as grandes empresas desenvolvam planos de transição climática com metas de redução claras.

O plano deverá garantir que o modelo de negócio e a estratégia da empresa sejam compatíveis com a transição para uma economia sustentável e com a limitação do aquecimento global a 1,5 °C, em conformidade com o Acordo de Paris.

A CSDDD não estabelece requisitos específicos para os planos de transição climática; será necessária uma monitorização atenta de novos desenvolvimentos jurídicos em cada Estado-Membro. 

As obrigações de due diligence começarão a ser aplicadas a partir de 2027.

The post EU Corporate Sustainability Due Diligence Directive appeared first on Travel Smart.

]]>
Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/diretiva-de-relatorios-de-sustentabilidade-corporativa-csrd/ Sábado, 06 de janeiro de 2024 17:06:41 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=6979 A Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) da União Europeia (UE) exige que as grandes empresas e as empresas cotadas divulguem informações sobre os riscos sociais e ambientais que enfrentam, bem como os impactos das suas atividades nas pessoas e no ambiente. Esta directiva irá modernizar e reforçar as regras de reporte, ampliando o número de empresas obrigadas a reportar […]

The post Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) appeared first on Travel Smart.

]]>
A Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) da União Europeia (UE) exige que as grandes empresas e as empresas cotadas divulguem informações sobre os riscos sociais e ambientais que enfrentam, bem como os impactos das suas atividades nas pessoas e no ambiente. Esta directiva modernizará e reforçará as regras de comunicação, expandir o número de empresas obrigadas a reportar sobre sustentabilidade e criar uma cultura de transparência. Empresas terão que aplicar as novas regras pela primeira vez no exercício financeiro de 2024, para relatórios publicados em 2025. Aprovado em agosto de 2023, as empresas sujeitas ao CSRD terão que reportar de acordo com Normas Europeias para Relatórios de Sustentabilidade (ESRS), e eles serão auditados. As regras introduzidas pela Diretiva Divulgação de Informações Não Financeiras permanecem em vigor até que as empresas tenham de aplicar as novas regras da CSRD, e aplicam-se a grandes empresas de interesse público com mais de 500 empregados.

A proposta faz parte dos esforços mais amplos da UE para alcançar uma recuperação económica sustentável e inclusiva e uma transição para uma economia mais sustentável e resiliente. Ao melhorar a consistência e a fiabilidade dos relatórios de sustentabilidade, a nova diretiva visa ajudar os investidores, as organizações da sociedade civil, os consumidores e outras partes interessadas a tomar decisões informadas e a responsabilizar as empresas pelo seu desempenho ambiental, social e de governação empresarial (ESG).

Será aplicável a todas as grandes empresas da UE, tanto públicas como privadas, cerca de 50 000 empresas. Estima-se que isso impactará cerca de 3.000 empresas norte-americanas.

A diretiva fortalece a comunicação de categorias de emissões de Escopo 3 que incluem viagens de negócios.

The post Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) appeared first on Travel Smart.

]]>
Conte as suas emissões de transporte – 'CountEmissions EU' https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/conte-suas-emissoes-de-transporte-contaemissoes-na-ue/ Qui, 06 de julho de 2023 23:22:26 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=7203 O novo CountEmissions EU é um regulamento de relatórios que estabelece um quadro europeu único para o cálculo dos dados de emissões de GEE das operações/serviços de transporte. Este novo sistema harmoniza a forma como as emissões são calculadas em todos os modos de transporte, abrangendo tanto as emissões de carbono como as emissões de outros gases com efeito de estufa, incluindo o forçamento radiativo. Estas últimas emissões – mais visivelmente […]

The post Count your transport emissions – ‘CountEmissions EU’ appeared first on Travel Smart.

]]>
O novo CountEmissions EU é um regulamento de relatórios que estabelece um quadro europeu único para o cálculo dos dados de emissões de GEE das operações/serviços de transporte. Este novo sistema harmoniza a forma como as emissões são calculadas em todos os modos de transporte, abrangendo tanto as emissões de carbono como as emissões de outros gases com efeito de estufa, incluindo o forçamento radiativo. Estas últimas emissões – mais visíveis provenientes de rastos – representam dois terços do impacto climático total das viagens aéreas de negócios. Contará com um “regime de verificação” que também regerá a troca de dados entre as diferentes partes. Esta verificação seria garantida por um certificado de conformidade.

Isto representa um marco importante rumo a um quadro de medição transparente, para promover escolhas mais sustentáveis e, em última análise, viagens de negócios com baixo teor de carbono. 

Conversando  especificamente sobre viagens aéreas de negócios, a questão permanece se os efeitos não relacionados ao CO2 seriam apresentados como relatórios opcionais.

The post Count your transport emissions – ‘CountEmissions EU’ appeared first on Travel Smart.

]]>
Reforçar a sustentabilidade e a equidade do setor da aviação https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/qualquer-outro-negocio-que-vise-fortalecer-a-sustentabilidade-e-a-justica-do-setor-da-aviacao/ Dom, 06 de novembro de 2022 18:09:07 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=7014 A França, a Bélgica, o Luxemburgo, os Países Baixos e Portugal apresentaram um ponto sobre Qualquer Outro Negócio (AOB), sublinhando a necessidade de reforçar a sustentabilidade e a equidade do sector da aviação. Os países reconheceram em conjunto que a pandemia da COVID-19 foi a pior crise da história da aviação e que a recuperação da indústria depende da sua sustentabilidade. O […]

The post Strengthening the sustainability and fairness of the aviation sector appeared first on Travel Smart.

]]>
A França, a Bélgica, o Luxemburgo, os Países Baixos e Portugal apresentaram um ponto sobre Qualquer Outro Negócio (AOB), sublinhando a necessidade de reforçar a sustentabilidade e a equidade do sector da aviação. Os países em conjunto reconheceram que a pandemia da COVID-19 foi a pior crise da história da aviação e que a recuperação da indústria depende da sua sustentabilidade

O grupo destacou o sucesso da neutralidade de carbono até 2050 como um objetivo climático de longo prazo na 41ª sessão da Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), mas argumentou que é preciso fazer mais, incluindo a rápida implantação de combustíveis de aviação sustentáveis ( SAFs) para aumentar a oferta e reduzir os preços. Apelaram também a uma reflexão mais ampla sobre as utilizações do transporte aéreo e à exploração de opções para um transporte aéreo sustentável e justo. 

“Devemos ter a coragem de reconhecer que o transporte aéreo é essencial em muitos casos, especialmente para ligar Estados insulares e periféricos, para cumprir missões de saúde, para desenvolver intercâmbios e para aproximar as pessoas, mas que às vezes é usado de forma irresponsável quando a viagem poderia ser feita usando um modo alternativo de carbono zero ou substituída por uma videoconferência.”

Também poderiam ser incluídas medidas relativas aos preços mínimos dos bilhetes, uma definição clara da base operacional das transportadoras aéreas e a possibilidade de restringir voos de curta duração. O grupo também sugeriu tornar as partes interessadas mais responsáveis, aumentando a transparência sobre a sua pegada de carbono e implementando regulamentos específicos, particularmente no que diz respeito à aviação executiva.

 

Redução de voos de curta distância – uso de ferramentas de colaboração virtual – mudança para modos de viagem mais sustentáveis

The post Strengthening the sustainability and fairness of the aviation sector appeared first on Travel Smart.

]]>
Tornar a Comissão mais ecológica https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/tornar-a-comissao-mais-verde/ Quarta, 06 de abril de 2022 17:58:48 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=6999 O Plano de Acção “Tornar a Comissão mais Ecológica” descreve as medidas que a Comissão pretende implementar ou já começou a implementar para alcançar a neutralidade climática empresarial até 2030. Entre elas, é mencionada a redução das emissões de GEE associadas às viagens de negócios, juntamente com usando modos de viagem mais sustentáveis. Meta 2022-2030: -50% emissões de GEE […]

The post Greening the Commission appeared first on Travel Smart.

]]>
O Plano de Acção “Tornar a Comissão mais Ecológica” descreve as medidas que a Comissão pretende implementar ou já começou a implementar para alcançar a neutralidade climática das empresas até 2030.

Entre eles, é mencionada a redução das emissões de GEE associadas às viagens de negócios, juntamente com a utilização de modos de viagem mais sustentáveis.

Meta 2022-2030: -50% emissões de GEE até 2024. As etapas para atingir esse objetivo incluem:

  • “Viagens de negócios inteligentes e inteligentes para funcionários”: Rever até ao final de 2022 e implementar as orientações internas da Comissão sobre missões, integrando regras atualizadas sobre a ecologização das viagens de negócios. Pouco depois da adoção, todos os serviços da Comissão se comprometem a começar imediatamente a tornar as suas viagens de negócios mais ecológicas.
  • Monitoramento de emissões provenientes de negócios de funcionários e viagens de especialistas externos: monitorizar as emissões com ferramentas informáticas, escolher transportes e alojamentos mais ecológicos e implementar uma nova abordagem para a organização de reuniões e viagens.
  • Eventos remotos: Instalar infraestruturas adequadas em salas de reuniões e conferências para reuniões, conferências e eventos híbridos, incluindo opções de interpretação e ligação à Internet.

Aumentar a mobilidade verde para deslocamentos diários. Meta 2022-2030: -45% emissões de GEE 

Teletrabalho: Avaliar as emissões associadas ao teletrabalho e avaliar o calendário para incluir as emissões associadas ao teletrabalho no objetivo empresarial da Comissão.

 

Redução de emissões de viagens de negócios – monitoramento de emissões – uso de ferramentas de colaboração virtual 

The post Greening the Commission appeared first on Travel Smart.

]]>
Divulgação relacionada à sustentabilidade no setor de serviços financeiros https://travelsmartcampaign.org/pt/desenvolvimentos-politicos/divulgacao-relacionada-a-sustentabilidade-no-setor-de-servicos-financeiros/ Quarta, 06 de abril de 2022 17:53:01 +0000 https://travelsmartcampaign.org/?post_type=policy-developments&p=6992 A Comissão Europeia (CE) introduziu um plano de ação sobre o financiamento do crescimento sustentável em março de 2018, que incluía o reforço da divulgação da sustentabilidade. Estas novas regulamentações exigem que as instituições financeiras (bancos, empresas de investimento e companhias de seguros) divulguem a forma como integram os riscos ambientais, sociais e de governação (ESG) nos seus processos de tomada de decisão. O principal objetivo é melhorar a transparência e [...]

The post Sustainability-related disclosure in the financial services sector appeared first on Travel Smart.

]]>
A Comissão Europeia (CE) introduziu um plano de acção sobre o financiamento do crescimento sustentável em Março de 2018, que incluiu o fortalecimento divulgação de sustentabilidade. Estas novas regulamentações exigem que as instituições financeiras (bancos, empresas de investimento e companhias de seguros) divulguem a forma como integram os riscos ambientais, sociais e de governação (ESG) nos seus processos de tomada de decisão. O principal objetivo é melhorar a transparência e a responsabilização no setor financeiro e incentivar práticas de investimento mais sustentáveis.

Em maio de 2018, foi apresentada e adotada uma proposta de regulamento sobre a divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor dos serviços financeiros, como parte do pacote de financiamento sustentável. O Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis (SFDR) impõe obrigações de divulgação de sustentabilidade aos fabricantes de produtos financeiros e consultores financeiros em relação à integração de riscos de sustentabilidade em todos os processos de investimento e para produtos financeiros que perseguem objetivos de investimento sustentável. Também exige a divulgação de impactos adversos em questões de sustentabilidade ao nível da entidade e do produto financeiro.

A CE adotou normas técnicas regulamentares em 6 de abril de 2022, que especificam o conteúdo, a metodologia e a apresentação das informações relacionadas com a sustentabilidade a serem divulgadas pelos participantes no mercado financeiro ao abrigo do SFDR. O cumprimento destes requisitos contribuirá para reforçar a proteção dos investidores e reduzir o branqueamento ecológico. Os requisitos aplicam-se a partir de 1 de janeiro de 2023.

 

Obrigações de divulgação de sustentabilidade – transparência e responsabilidade – relatórios de emissões 

The post Sustainability-related disclosure in the financial services sector appeared first on Travel Smart.

]]>